top of page
Buscar
  • Foto do escritorda redação

Aprenda a montar uma Árvore de Natal em vaso com um pinheiro natural

Além de valorizar a decoração, cultivar a espécie é garantia de ter a casa mais bela e verde durante o ano

Pinheiro de Natal natural (Tuia Strickta) com enfeites / Divulgação Vasart

Todo mundo aguarda o fim do ano para caprichar na montagem da Árvore de Natal. Adultos e crianças se reúnem para este momento único, em que escolhem seus enfeites preferidos, enviam boas energias e, aguardam ansiosamente pelos presentes que ficarão ao redor da decoração natalina.


Sendo assim, não há como não lembrar do popular Pinheiro, espécie também conhecida como Tuia Strickta (com nome científico de Juniperus Chinensis Stricta), muito procurado para compor a decoração e um dos principais símbolos da época, que representa a vida, em razão de sua resistência, mesmo no inverno. Por isso, para quem deseja montar uma Árvore de Natal a partir de um pinheirinho de verdade, mas não sabe exatamente como começar, apresentamos todos os segredos. Confira um passo a passo a seguir!


Materiais que serão utilizados (Todos à venda em lojas do segmento):


* 1 Tuia Strickta;


* 1 vaso com furinhos na parte inferior; (Vaso utilizado: SP27 29x29 cm).


* manta para drenagem;


* terra, substrato, cascas de pinus para cobertura e enfeites natalinos.


Materiais necessários para montar a Árvore de Natal. Na imagem, o vaso SP27,

no tamanho 29cm x 29cm, na cor verde artstone / Divulgação Vasart


Passo 1: Inicialmente, como em qualquer outro processo de plantio, é necessário realizar a drenagem do vaso. Portanto, para começar, faça um recorte proporcional de manta de drenagem (também conhecida como manta de bidim ou geotêxtil) para forrar o fundo do modelo escolhido. Depois, será preciso incluir uma camada de argila expandida e, em seguida, mais um pedaço de manta para cobrir.


Primeiras etapas da montagem / Divulgação Vasart

Passo 2: Agora, será a vez de colocar um pouco de terra acima da manta de bidim para dar a altura adequada. Então, será o momento de realizar o plantio do pinheiro e centralizá-lo no novo vaso. Depois, coloque a terra e o substrato necessários nos cantos para a montagem completa e, por último, cubra com casca de pinus (que tornará o visual rústico e belo), além de manter o substrato úmido por mais tempo.


Passo a passo do plantio da Tuia / Divulgação Vasart


Passo 3: Chegou a hora mais esperada: o momento da decoração! Nessa parte, é possível dar asas à imaginação e criar um visual encantador. Bolas coloridas, lacinhos, enfeites diversos e a estrela no topo são muito bem-vindos! Dê preferência a materiais leves, para que não sobrecarreguem a planta, além de criar um visual mais harmônico.

Passo a passo do plantio da Tuia / Divulgação Vasart


Para fixar os enfeites, é possível recorrer a linhas ou arames fininhos, muito comuns para comprar em casas especializadas em decoração natalina, ou pela internet. No exemplo das fotos, a alternativa escolhida foi colar os lacinhos com fita dupla face nas pontas do pinheiro. Vale lembrar que esse tipo de cola não tem poder de penetração na planta e não causa danos. De qualquer maneira, seu uso é apenas indicado de forma sazonal, como no período do Natal, com a fita sendo retirada depois com cuidado.


Dica importante: para essa espécie, a recomendação é regar apenas a terra (base da planta), não sendo indicado jogar água, nem borrifar as folhas e galhos. Isso permite a possibilidade de incluir até mesmo os famosos cordões de luzinhas natalinas na área verde, já que não haverá contato com a área molhada, evitando acidentes. No caso de crianças ou pets em casa, o cuidado deve ser redobrado!

Resultado: Pinheiro minimalista enfeitado com laços vermelhos.

O jardineiro Fernando Araújo, da Vasart, após a finalização / Divulgação Vasart


Dicas de cultivo

Assim como qualquer outra espécie, o pinheiro necessitará de todos os cuidados para manter a saúde e a beleza nos demais meses do ano. Dessa forma, confira algumas dicas para ajudar, principalmente para quem é novo no assunto:


Luminosidade / Exposição – a Tuia é uma planta de sol pleno. Portanto, a orientação é posicioná-la em uma área com muita luz solar, como sacadas, próximo a janelas, em quintais, jardins etc. Durante as festividades, caso o local escolhido para fazer a decoração natalina não receba tanto sol assim, a dica é trocar de lugar logo após o Natal ou Réveillon.


Rega – a recomendação é não deixar a terra seca por muito tempo. Portanto, a dica é sempre colocar o dedo para verificar a umidade do solo. Caso esteja seco, pode regar em abundância.


Tamanho – se trata de uma espécie de grande porte. Portanto, se for plantada em quintais, por exemplo, poderá alcançar uma altura elevada. Para quem prefere o tamanho menor, a ideia consiste em plantar o pinheiro em vaso.


Adubação - pode ser feita a cada dois meses. Uma boa sugestão é aplicar o bokashi, que é leve e orgânico, além de uma ótima sugestão para quem está começando a cultivar agora.



Loja Vasart no Mercadão das Flores


Para quem tem dúvidas sobre jardinagem, ou tem receio de cultivar uma espécie pela primeira vez, pode contar com a equipe da Vasart! O grande diferencial da loja, localizada no Mercadão das Flores, é que o cliente já poderá sair de lá com sua espécie devidamente plantada no vaso de sua preferência.


Para isso, terá um especialista em jardinagem à disposição para fazer o plantio gratuito em um vaso Vasart, além de indicar as peças mais adequadas para cada tipo de planta e compartilhar dicas para o melhor cultivo. Uma ótima alternativa para quem está dando os seus primeiros passos.


Vaso utilizado: SP27 29x29 cm


Agora que você já sabe tudo sobre como plantar pinheiro em vaso, arrase no seu Natal! Aproveite e fotografe seu plantio em um vaso Vasart e marque a gente no instagram: @vasart_oficial


Gostou do conteúdo? Então você vai amar essas dicas de como cultivar alecrim em vaso. Confira!

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page