Buscar
  • mkt1639

COMEÇOU O OUTONO: O QUE PLANTAR EM HORTAS E JARDINS?

Atualizado: 24 de mar.


Com a chegada do outono, a estação das folhas secas, é comum pensar que não é uma boa época para manter hortas e jardins saudáveis, mas apesar de realmente ser necessário um cuidado especial com as plantas, para algumas espécies o outono é uma boa oportunidade de plantio graças a umidade e temperaturas mais amenas que são características dessa estação. Mas quais plantas são estas?


No artigo a seguir iremos abordaremos ótimas opções para plantio de hortas e jardins no outono para deixar seu espaço ainda mais bonito, vamos lá?


Horta no outono

Antes de tudo, ao decidir plantar horta no outono é necessário definir um local iluminado que receba sol ao menos um dos períodos do dia. Além disso, deve-se garantir que a terra esteja sempre úmida. (Dica: para quem tem pouco espaço em casa, uma boa opção é a utilização de vasos auto irrigáveis como o vaso HORTA 365 AUTO IRRIGÁVEL da Vasart).


Outro ponto importante a se considerar é que o Brasil é um país de dimensões continentais, por isso a mesma estação pode impactar de formas diferentes de acordo com cada região. Neste caso, separamos por região quais espécies costumam se sair melhor nas hortas no outono:


Se você mora no Sudeste do país, aposte em uma horta com acelga, agrião, rúcula, salsa, alface de inverno, beterraba, cebolinha, couve-manteiga, ervilha e espinafre.


Já para quem vive no Centro-oeste, onde as temperaturas são um pouco mais altas no outono, as melhores opções são ervilha, couve-rábano, espinafre, maxixe, nabo, pimenta-caiena, tomate e abóbora


Já no Nordeste, é o melhor momento para cultivar abóbora, abobrinha, berinjela, feijão-vagem, jiló, pimentão, mostarda, salsa e coentro.


E para quem mora na região Norte o indicado é plantar abóbora, abobrinha, tomate, salsa, repolho, coentro, pepino, melão, melancia e rabanete.


Lembrando que cada espécie tem sua particularidade e é preciso estar atento quanto as demais características do seu plantio.


E o jardim no outono?

Algumas espécies tem o poder de deixar o jardim ainda mais florido e o outono pode ser uma ótima oportunidade de iniciar o seu plantio, confira algumas:


Azaleia - Linda planta de origem japonesa que se dá muito bem em temperaturas mais amenas, podendo ser mantida em ambientes externos. Se atentando para alguns cuidados como 2 regas semanais e exposição ao sol cerca de 2 horas ao dia, suas azaleias deixarão seu espaço ainda mais lindo no outono.


Lírio – Esta planta com raízes asiáticas e europeias é um símbolo de pureza e é perfeita para o outono, época em que ficamos mais caseiros. Embora costuma-se regá-los cerca de 3 vezes por semana, no outono e inverno esta frequência deve diminuir. É uma linda opção que fica ainda melhor quando combinada em arranjos com outras espécies.


Boca-de-leão: Seu nome vem do fato de se abrir como uma boca de leão após ser levemente apertada. Adora climas mais amenos e não curte muito climas extremos. Ou seja, é uma ótima opção para o outono! Com regas frequentes e sendo mantida à meia-sombra, ela estará sempre bonita.


Margarida: Uma das queridinhas do outono, a margarida é da família do girassol. É uma flor delicada e apreciada por todos. Normalmente vista com pétalas brancas e miolo amarelo, sua coloração costuma variar bastante. Uma dica importante para mantê-la é arrancar as flores murchas liberando espaço para o crescimento de uma nova.


Orquídea: Considerada uma das mais delicadas e bonitas, ela vai bem em qualquer ambiente. Fica linda no outono e deve ser regada uma vez na semana e se desenvolve melhor em área externa. Em épocas mais quentes, recomendamos regas mais frequentes.


Amor-perfeito: Originária da Europa, é uma flor com porte pequeno e cores variadas. É versátil podendo ser cultivada em locais diversos como vasos, jardineiras e jardins. Como todas as citadas anteriormente, se dá bem com clima ameno sendo ótima opção para o outono. Para manter uma Viola Tricolor (nome científico) bonita e feliz, basta regar com frequência e deixá-la no sol ou com meia-sombra.


Dica extra:


Além das que destacamos acima, confira outras flores que fazem bonito no outono: Tulipas, Cravos, Begônias, Girassóis, Narcisos, Rosas, Crisântemos, Gardênias e Açucenas.


Grande parte das flores citadas harmonizam bem quando combinadas, resultando num visual colorido para o jardim.



Gostou deste post? Então você vai adorar nosso conteúdo que fala sobre COMO CULTIVAR HORTA EM VASO. Confira!



Vasos das imagens:


Vaso sampa 18x16cm com suporte

Vaso Horta 365 Auto irrigável - VASART

Floreira Verona 80x22cm - VASART


0 visualização0 comentário