Buscar
  • mkt1639

Plantas e flores precisam de cuidados especiais no Inverno. Confira dicas para a época!

Atualizado: 21 de jun.

Separamos para você algumas recomendações para que as espécies se mantenham saudáveis na estação.

Deixar as plantas dentro do apartamento, nos dias de temperaturas mais amenas,

pode ajudar a protegê-las. Vasos da coleção Cilindro / Projeto: Studio VM Design


O frio chegou! Assim como as pessoas redobram a atenção com a saúde e a imunidade nesse período, as plantas e flores não podem ser esquecidas, afinal as baixas temperaturas deixam as espécies vulneráveis, principalmente àquelas que ficam em áreas externas das residências, como jardins e varandas, por exemplo. É necessário uma série de cuidados nessa época, a fim de que elas continuem belas e saudáveis no inverno, assim como no decorrer do ano.


Aproveitamos o início da nova estação para trazer algumas dicas relevantes, principalmente para quem começou a cultivar há pouco tempo. Confira!


Regas mais espaçadas contribuem para que as plantas não fiquem

úmidas nem encharcadas. Coleção Oca / Projeto: Mari Polesi


Ah, o Inverno!


Muitos amam, outros nem tanto! O fato é que o Inverno é uma estação que requer uma mudança de hábitos, não somente na rotina de atividades, mas também no cuidado com as plantinhas. No geral, será necessário reduzir um pouco a quantidade de regas e de borrifação de água nas folhas, com o intuito de evitar fungos, ou até mesmo do apodrecimento das raízes e folhas. Por exemplo, ao invés de regar uma planta específica 3 vezes por semana, como em épocas mais quentes, que tal reduzir para 2 vezes?


Muita Atenção

No entanto, para que a planta não receba menos água que o necessário, o ideal é ficar atento a cada espécie. A dica principal é sempre colocar o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Caso o substrato esteja seco, então é o momento de fazer uma nova rega.


As plantas podem integrar a decoração de inverno do lar. Na imagem, vasos da coleção Cacau / Divulgação Vasart
Na imagem, vasos da coleção Cacau / Projeto: Mari Polesi

Hora certa


Também é importante ficar de olho no horário para as regas, que nessa época precisam ser durante o dia, de preferência pela manhã, para que as espécies não fiquem úmidas à noite e, consequentemente, os fungos não se proliferem. Evite também os períodos de sol mais forte, para que as folhas não queimem.


Proteção


Nos dias com temperaturas mais baixas, para proteger as plantas do frio e do vento, a dica é trazer as plantas para dentro de casa. Em casos em que isso não seja possível, como em jardins ou quintais, uma solução é cobrir as espécies durante a noite e início da manhã com materiais adequados e que permitam que as plantinhas respirem. Outra dica interessante é a técnica mulching, que consiste em fazer uma cobertura do solo com palhas, folhas secas, ou cascas de árvores, como uma espécie de protetor térmico.



Quando a temperatura estiver baixa, trazer as plantas para dentro de casa garante que o frio não

prejudique o desenvolvimento delas, nem queime as suas folhas / Vasos Loft – Divulgação Vasart


Ápice de beleza


Há também as espécies que gostam do clima mais frio e, que inclusive, florescem e ficam exuberantes no Inverno. Entre alguns dos exemplos estão: amor-perfeito, angélicas, azaleias, begônias, boca de leão, camélias, calanchoes, cerejeiras, cíclames, cravos, crisântemos, gerânios, glicínias, goivos, lírios, prímulas, tulipas, algumas variedades de orquídeas como a Cymbidium, entre muitas outras. Por isso, quem quiser ter um colorido especial, pode investir em uma delas agora.


A escolha do vaso certo também contribui com a saúde da planta. É essencial escolher modelos

com um tamanho adequado para que as raízes possam crescer de forma plena / Coleção de Vasos

Decô, em parceria com a Folha Paisagismo – Foto Luis Gomes



Podas


No geral, o Outono-Inverno costuma ser um bom período para a poda. Assim, quando chegar a Primavera, as plantas estarão prontas para mostrar toda a sua beleza, flores e frutos. No entanto, sempre pesquise as recomendações de acordo com a espécie cultivada, ou então pergunte para especialistas numa loja ou floricultura. Afinal, cada tipo de planta possui suas particularidades. Isso vale também para a adubação, pois cada espécie tem uma época ou intervalo mais indicados, além de adubos especiais de acordo com o seu desenvolvimento.



Sol

Coleção Verona/Projeto Folha Paisagismo

Mesmo com temperaturas mais amenas, o Inverno nos presenteia com lindos dias de sol e céu azul. Por isso, uma dica é deixar as plantinhas em áreas bem iluminadas, como em varandas ou próximo de janelas, para que elas recebam toda a energia do sol.


Agora que você já conhece estas dicas já pode cuidar das suas plantinhas no inverno sem medo de ser feliz. Ah! e se usar um vaso da Vasart poste no instagram e marque a @vasart_oficial!


Gostou do conteúdo? então você vai adorar este sobre vasos com pratos embutidos!

0 visualização0 comentário