top of page
Buscar
  • Foto do escritorda redação

Plantas para apartamento: Descubra as melhores opções e dicas de como cuidar!

Ideias e dicas para quem deseja criar um cantinho verde para chamar de seu.

Vasos da coleção Colmeia levam beleza à parede da varanda.

Projeto de Ana Hamacek Arquitetura de Interiores



Quem nunca sonhou em ter o lar repleto de plantas e flores, com inspiração no estilo Urban Jungle? Entretanto, em razão das metragens enxutas dos apartamentos, muitas pessoas acreditam não ser possível a realização desse desejo. Pensando nessa questão, preparamos uma série de dicas mostrando como é possível cultivar diversas espécies ou mesmo uma hortinha com temperinhos frescos. Para isso, basta usar a criatividade, utilizar os elementos adequados e compor o ambiente seguindo as características do décor da casa! Confira as orientações!


Vasos de diversas coleções da Vasart. Fotos de Clariana Fiorello / Acervo Minhas Plantas – Ambientes de Carol Costa

Ambientes e Ideias

A sala de estar e a varanda dos apartamentos são locais perfeitos para a decoração com vasos – sejam eles suspensos no teto, fixados nas paredes, agrupados no chão, em estantes, prateleiras ou suportes aramados, nas paredes verticais repletas de beleza, ou até com a criação de uma hortinha – essa última também é bem-vinda, inclusive na cozinha, ofertando temperos fresquinhos para o preparo de receitas especiais!

Vasos da coleção Tubo, em parceria com a Folha Paisagismo - A ideia consiste em pendurar a peça diretamente na parede. Por isso, cada vaso é acompanhado por um suporte metálico, que permite a sua instalação de forma fácil / Foto – Folha Paisagismo


Vasos da Coleção Varanda, disponíveis em dois tamanhos diferentes (38cm x 26cm e 21cm x 14cm). Como os modelos possuem ganchos, se tornam soluções práticas para pendurar, por exemplo, na grade da varanda | Fotos - Divulgação Vasart





1 - Base e Vasos da Coleção Lapa – com a proposta de um jardim vertical, as peças são alocadas uma em cima da outra. Cada vaso mede (L x A x P 30cm x 40cm x 62cm) e a base (L x A x P 30cm x 25cm x 60cm) | Crédito: Divulgação Vasart


2 - Horta vertical composta por três peças e um suporte para cultivar alimentos variados (L x A: 44cm x 56cm incluindo a base) / Foto: Divulgação Vasart


Escolhas Recomendamos que os moradores de imóveis pequenos deem preferência para o cultivo de plantas que não alcancem grandes medidas em função do seu crescimento, tendo em vista a economia de espaço e, que também sejam fáceis de cuidar – principalmente para quem tem a rotina corrida. Outra recomendação diz respeito à adaptação em ambientes mistos – com luz e sombra – e o processo de regas alternadas. Na hora de escolher as mudas que serão cultivadas, procure todas as informações referentes ao seu desenvolvimento, para que o crescimento aconteça de forma sadia.


Entre as tantas espécies que podem viver em apartamentos estão as violetas, antúrios, begônias, orquídeas, azaleias, mini roseiras, mini cactos, pequenas suculentas em geral, pacovás, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, lírio da paz, jiboias, samambaias, entre outras. É possível trabalhar com composições entre plantas maiores e menores, de forma a aproveitar melhor todo o espaço do apartamento, levando beleza e colorido para vários cômodos.

Coleção Colmeia, da Vasart, indicada para ambientes menores, em razão dos formatos compactos dos vasos (L x A x P - 16cm x 26cm x 29cm cada), que se encaixam uns com os outros / Projeto: Erica Salguero – Foto: Renato Navarro



Cuidados

Uma solução interessante para quem fica pouco em casa e quer garantir que as plantinhas não passem sede são os vasos autoirrigáveis. O vaso Egg consiste em um kit composto por recipiente para plantio e um reservatório com cordas para o sistema de irrigação. Além disso, como tem um design compacto (21cm x 19cm) pode ser pendurado em qualquer cantinho.

Vaso Egg / Imagens: Divulgação

Outra boa ideia é o vaso autoirrigável Maré, que funciona de forma similar à Horta 365 (que foi citada anteriormente). O vaso possui um indicador do nível de água, que mostra quando o líquido está no fim. A solução é ideal para aqueles que esquecem de regar as plantas no dia a dia. O modelo, no tamanho 30cm x 40cm, com duas opções de cores, combina bem com qualquer ambiente.

Modelo autoirrigável Maré / Divulgação Vasart

Tamanho do vaso

É importante que as plantas se desenvolvam de forma plena, mesmo em imóveis pequenos. Portanto verifique qual o tamanho de vaso ideal de acordo com a espécie escolhida. Você pode encontrar em nosso site opções de vasos nos mais variados formatos e medidas, algum com certeza será perfeito para sua necessidade. Acesse www.vasart.com.br e confira!


Vasos da coleção SP27 em diversos tamanhos e formatos/ Divulgação Vasart


Biofilia

Já percebeu que um ambiente com plantas proporciona mais leveza? É cada vez mais comum ouvir falar do termo Biofilia, que representa uma forte tendência na arquitetura, no design e na decoração. Tal conceito diz respeito à importância da conexão do homem com a natureza, capaz de gerar alívio, bem-estar, reduzir o stress e a ansiedade. Essas sensações podem ser obtidas de diversas formas: com a inclusão de elementos verdes em no lar, o bom aproveitamento da luz e da ventilação naturais, a composição de ambientes com elementos naturais, além da própria atividade da jardinagem, para quem quiser aprender.


Vasos da coleção SP 27, na cor verde artstone, com inspiração na natureza / Divulgação Vasart


Gostou do conteúdo? Então você também vai adorar esse post sobre Vasos e Cachepot!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page